Projeto libera venda de bebidas alcoólicas em estádios de Ribeirão Preto, SP

Estádio Santa Cruz irá receber partida neste domingo (13) (Foto: Edson Silva/Folhapress)

Um projeto que libera a venda de cerveja nas dependências de estádio de futebol, conjuntos poliesportivos e praças desportivas em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, foi aprovado em sessão dessa terça-feira (8) na Câmara dos Vereadores. Alguns dirigentes e torcedores do Botafogo e Comercial acompanharam a votação do projeto, que recebeu 20 votos favoráveis.

A aprovação vai de encontro a lei estadual 9.470, de 27 de dezembro de 1996, que proíbe a distribuição ou utilização de bebidas alcoólicas e outros produtos que possam prejudicar de alguma forma a realização de uma partida de futebol ou qualquer outro tipo de esporte.

“Artigo 5º – Nos estádios de futebol e ginásios de esportes mencionados no artigo 1º ficam proibidas a venda, a distribuição ou utilização de:
I – Bebidas alcoólicas;
II – Fogos de artifício de qualquer natureza;
III – Hastes ou suportes de bandeiras;
IV – Copos e garrafas de vidro e bebidas acondicionadas em lata”.
“Artigo 6º – A proibição aludida no inciso I do artigo anterior estende – se, nos dias de jogos, a um raio de 200 metros de distância das entradas dos estádios de esporte”.

O projeto foi apresentado pelo vereador Walter Gomes (PR), presidente da Casa, e assinado por outros 17 vereadores. O único voto contra ao projeto foi da vereadora Gláucia Berenice (PSDB), enquanto o vereador e pastor Saulo Rodrigues (PRB) não votou no plenário.

A defesa utilizada pelos vereadores na tribuna foi de que a comercialização de cervejas aumentará a renda dos clubes e não será motivo de um possível aumento na violência, uma vez que os torcedores já consumem bebidas alcoólicas nas imediações dos estádios na cidade. Outra mudança apresentada é de que a bebida não poderá ser entregue aos consumidores em latas ou garrafas de vidros, mas servida em copos plásticos.

Para entrar em vigor, a lei aprovada precisa ser sancionada pela prefeita Dárcy Vera (PSD) e publicada no Diário Oficial do Município. Dirigentes do Botafogo esperam que a publicação ocorra até nesta sexta-feira (11), para que a comercialização já ocorra no domingo (13), quando o tricolor ribeirão-pretano entra em campo pela série D do Campeonato Brasileiro contra o Gama.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.