Falta ética no jornalismo?

(Foto: Reprodução)

Coloco uma questão para vocês leitores, e alguns possíveis jornalistas, pensarem bastante. Me deparei com uma situação parecida nos últimos dias. Até onde vai o instinto do jornalista de fazer notícia e até onde o limite da privacidade e da ética permitem avançar? O que pode definitivamente derrubar uma pauta, censurar uma reportagem ou criar um desconforto nas redações dos jornais?

Todos os dias, jornalistas procuram assuntos relevantes, de interesse público (ou do público, na maioria das vezes) para encher nossos olhos com fotos, vídeos, textos e infográficos. Basta uma olhada rápida para os inúmeros sites, portais e blogs que temos na internet para sermos banhados com uma enxurrada de informações que são lentamente processadas.

No entanto, para que uma pauta aconteça, o jornalista precisa ter a ideia de até onde ele pode chegar com a reportagem e até onde aquela apuração vai ser realmente importante. Muitos acabam se matando vários dias para realizar uma reportagem, um especial, algo que demanda um tempo para nada ser aproveitado e os dias de correria serem jogados no lixo.

A análise acaba sendo confusa em alguns pontos. O mais importante é que o jornalista precisa trabalhar com o limite do “fazer notícia” unindo a moral e ética vigente. A reportagem pode estar 100% correta, mas se a fonte não se sentir confortável com aquilo ela pode recorrer. E isso piora quando a reportagem é feita “nas escuras” e metade do que está escrito pode ter sido apurado com algum tipo de “suborno”.

O jornalista precisa aprender a ser ético. E não venham com uma enxurrada de críticas. Definitivamente derrubamos alguns preceitos para realizar uma pauta. Buscamos a fundo a verdade, seja qual for o método. E é claro que isso demanda um tempo, e nos dias atuais, reportagem que demora demais para ser produzida acaba sendo engavetada e esquecida. Uma pena, porque as notícias quentes estão cada vez mais sem nexo e tem jornalista perdido no momento de repassar as informações para o escrito.

E vocês, o que acham? Falta ética no jornalismo de hoje?

Anúncios

Um comentário sobre “Falta ética no jornalismo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.