Deputados tentam aprovar CPI que “censura” a internet

A Câmara dos Deputados, enquanto discute o impasse do impeachment de Dilma Rousseff, vai avançando, na surdina, com a CPI do Crimes Cibernéticos. Mesmo depois da própria presidente aprovar o Marco Civil da Internet, que deu uma maior controle, mas sem tirar a liberdade do usuário, a CPI continua em discussão para fiscalizar qualquer indício de crime na inrernet.

O longo texto de quase 250 páginas especifica o porquê da criação dessa CPI e quais medidas elas serão tomadas se aprovada. A CPI envolve diversos partidos, como PSDB, PT, PSB, PPS, PDT, PMDB, dentre outros, além de propagar um certo “controle autoritário” em cima da internet. No mais, serviços como baixar música gratuitamente, assistir filmes ou séries por torrent ou conseguir conteúdo que trazem prejuízos aos cofres públicos serão investigados, e possivelmente punidos.

Além disso, há uma proposta para um controle maior das redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram, além de serviços e e-mail, como Gmail, Microsoft e Yahoo! Teoricamente, a CPI acha “fácil” a criação de contas nesses serviços, o que pode acarretar em um sistema mais fácil para crimes, como pedofilia, tráfico de pessoas e discriminação.

Em partes, a CPI tem os seus lados positivos, mas de uma certa maneira, vai controlar o que pode e o que não pode na internet, o que inevitavelmente vai afastar os investidores e patrocinadores, além de violar todo o Marco Civil. Você, caro internauta, não terá espaço para dizer tudo o que pensa, além de possivelmente ser vigiado pelo governo, que de alguma forma, verá o que faz na internet.

Não é a toa que os políticos estão realizando essa manobra no país. Com o governo enfraquecido, projetos que antes estavam barrados pela presidência hoje estão sendo discutidos na surdina e aprovados da noite para o dia. O texto é longo, cansativo, e cansa os olhos de tanta irresponsabilidade, mas quem estiver afim de ler, segue o link: http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-temporarias/parlamentar-de-inquerito/55a-legislatura/cpi-crimes-ciberneticos

Acho que agora sim não falta mais nada para o Brasil afundar de vez.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.