Imprensa como papel importante para criar ‘heróis’ e ‘vilões’

 

Neste exato dia 1º de junho, a camada jornalística do Brasil comemora o Dia da Imprensa. Antes comemorado no dia 10 de setembro, data que começou a circular o jornal Gazeta do Rio de Janeiro, a comemoração foi transferida em 2000 para 1º de junho, dia que, de forma clandestina, o Correio Braziliense circulou pela primeira vez em terras brasileiras.

A imprensa foi responsável por divulgar muitos fatos importantes, descobertas da ciência, estudos sobre a cura de doenças, mas também foi responsável por manipular fatos, engrandecer escândalos e criar vilões em histórias impressionantes. Quem não se lembra do caso da Escola Base, ocorrido em 1994 em São Paulo, onde por uma “brincadeira” de mau gosto de um dos alunos, os diretores e donos da instituição foram massacrados pelos pais dos estudantes e pela massa midiática que não deu espaço para a defesa dos acusados.

Infelizmente, histórias como essa marcam de maneira negativa a mídia brasileira, que trabalha sem limites e reclama de quem impõe esses obstáculos. Por outro lado, a imprensa cria histórias maravilhosas, como acontece com os “Voluntários do Sertão”, um grupo de Ribeirão Preto (SP) que viaja até o nordeste do país para auxiliar pessoas que precisam de um tratamento médico ou mesmo de uma voz amiga para os momentos mais difíceis.

Hoje, a imprensa se encontra em meio a um “tiroteio político” e seu papel se torna cada vez mais importante para “defender lados” e “desmoralizar” quem não merece a atenção da população. Entretanto, essa mesma imprensa se depara com um público mais crítico, mais observador, mas ativo e menos manipulado. Não é a toa que vemos manifestações pedindo o “fora fulano” ou “fora beltrano”. A sociedade deixa o papel de receptor passivo e passa também a transmitir notícias e criar seus próprios “heróis” e “vilões”.

No entanto, o UPJ deseja um parabéns a todos esses jornalistas que fazem da imprensa um papel importante na sociedade, desde aqueles que estão começando os estudos nas faculdades e universidades até os mais experientes e renomados profissionais. É de vocês o dia de hoje. Parabéns!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.