O grande problema do furo de reportagem

(Foto: Reprodução/Instagram)

 

Uma das lições que aprendi na faculdade de jornalismo, e depois me foi exigido no mercado de trabalho, é o furo de reportagem. Aquela história que ninguém contou, ninguém sabe, só você tem evidências e só você tem as informações necessárias para escrever uma reportagem. Teoricamente, ela não precisa ser de grande qualidade, você apenas precisa saber organizar as informações e rezar para que aquilo dê certo.

Em contrapartida, os jornalistas buscam assiduamente colocar aquela história no ar o mais rápido possível. E é nesse momento que uma reportagem feita as pressas ou um desencontro de informações podem acabar de vez com as pessoas envolvidas ou com o próprio jornalista.

O “grande” caso da vez foi uma foto do ator Marcelo Adnet, atualmente contratado da Rede Globo, onde ele supostamente beija uma mulher na boca em uma possível festa no Rio de Janeiro. Adnet é casado com a humorista e também atriz Dani Calabresa, que também trabalha na Globo, mais especificamente no programa Zorra.

O problema já começa no tipo de profissional que fez a imagem, o chamado paparazzi, que vive especificamente de buscar reportagens ou assuntos na vida de atores, atrizes ou pessoas de grande influência nacional. Essa profissão já registrou vários flagras interessantes e até mesmo bizarros dos famosos. Quem não se lembra do cantor Justin Bieber pelado em um hotel? Temos uma coleção de fotos feitas pelos paparazzi espalhadas pela internet.

No entanto, o flagra de Adnet abriu uma grande discussão. Fãs do humorista e também do casamento dele com Calabresa criticaram o ator em estar traindo a esposa. No ano passado, Marcelo chegou a ter o mesmo problema de uma suposta traição, que logo foi desmentida. Nesse novo caso, Adnet preferiu se afastar das redes sociais pela enxurrada de mensagens que vinha recebendo.

A mulher em questão, a estilista Lara Vaz de 27 anos, garantiu que não houve beijo com Adnet, que a foto enganou sobre o ocorrido e que eles apenas deram um abraço. Enquanto o “flagra” era registrado, Calabresa se divertia em uma festa com o elenco do programa humorístico.

Não sei qual o problema de acreditar que Dani e Marcelo é um casal feliz e que traição não existe no dicionário deles. Parece que os paparazzi procuram o motivo para estourar um grande escândalo para ver os dois separados. Eles estão juntos desde a época de MTV e pelo que parece possuem um casamento sólido e de muito companheirismo. Essa busca incessante pelo deslize pode causar muitos problemas, não só na imagem, mas também com ações na Justiça e indenizações. Por isso, cuidado com o que é noticiado. Nem sempre o que aparece nesses “sites de fofoca” é totalmente verdade. E o mais interessante é que esse tipo de jornalismo é o mais lido pelo brasileiro. Definitivamente, não sei onde iremos parar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.