Debate mostra clima ‘quente’ entre candidatos em Ribeirão Preto, SP

(Foto: Thiago Roque/Jornal A Cidade)

(Foto: Thiago Roque/Jornal A Cidade)

 

O primeiro debate entre os candidatos a prefeitura de Ribeirão Preto (SP), promovido pelo grupo EPTV Ribeirão nessa segunda-feira (5), mostrou um clima nervoso entre os cinco principais candidatos a administração municipal.

De acordo com as regras da lei eleitoral, só as cinco principais coligações poderiam participar do debate, de acordo com a representatividade de seus partidos na Câmara Federal. Com isso, os candidatos Ricardo Silva (PDT), Rodrigo Camargo (PTB), Wagner Rodrigues (PCdoB), Duarte Nogueira (PSDB) e João Gandini (PSB) participaram do debate no auditório da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), na zona sul da cidade.

Com o intuito de apresentar as propostas para a prefeitura, os candidatos se dividiram em mostrar uma parte do plano de governo e acusar os outros candidatos de possíveis problemas com a Justiça e também com a Operação Sevandija, que investiga corrupções no mandato da atual prefeita Dárcy Vera.

O que não faltou neste debate foram farpas entre os candidatos, principalmente entre Ricardo Silva e Rodrigo Camargo. Os outros três candidatos se mantiveram neutros perante as exaltações, mas Gandini elevou o tom de voz ao responder um questionamento de Camargo. Nogueira pediu o direito de respostas em pelo menos duas oportunidades, o que também aconteceu com Ricardo Silva.

O debate foi dividido em quatro partes, sendo que a primeira foi de perguntas e respostas entre os candidatos, com direito a réplica e tréplica. No segundo bloco, as perguntas vieram de instituições da cidade, como Cremesp, OAB e Sincovarp. No terceiro bloco foi a vez dos jornalistas do grupo EPTV, divididos entre Jornal A Cidade, A Cidade ON e Rádio CBN, realizarem as perguntas. O último bloco foi para considerações gerais de cada candidato.

Alguns pontos principais para a melhoria da cidade foram apontados, como saúde, infraestrutura, mobilidade urbana e arborização da cidade. Entretanto, o debate foi um festival de farpas e acusações entre os candidatos, onde o mediador pediu inúmeras vezes para os candidatos se atentarem as propostas e evitar conflitos.

Deste modo, percebemos que as campanhas e os próximos debates ainda podem render muito assunto entre os candidatos, mesmo que não estejam todos presentes. Por outro lado, o debate demonstrou que o próximo prefeito quer mostrar que, ao menos, a corrupção não terá vez. Agora, nos resta aguardar pelos próximos capítulos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.