Resenha: Política, Propina e Futebol, de Jamil Chade

(Foto: Divulgação/Editora Objetiva)

(Foto: Divulgação/Editora Objetiva)

 

Particularmente, eu tinha lido poucos livros de jornalistas dedicados a situações importantes de nosso mundo globalizado. Após passar por livros de Truman Capote, Heródoto Barbeiro e Paulo Vinicius Coelho, o PVC, me arrisquei a ler, após uma longa procura nas estantes da Livraria Saraiva, o livro “Política, Propina e Futebol – Como O ‘Padrão Fifa’ Ameaça O Esporte Mais Popular Do Planeta”, do respeitável Jamil Chade.

Após certa recusa, me aventurei nos fatos narrados com detalhes e certa curiosidade de Chade. Seu olhar observador para os fatos como as prisões em Zurique e as arquibancadas do Maracanã deram um novo olhar, para mim, sobre a Copa do Mundo no Brasil. Chade “invade” vários fatos que culminaram na escolha do Brasil para ser sede em 2014 e, principalmente, na escolha das sedes de 2018 e 2022.

O livro é detalhista e nos coloca para pensar sobre todo o aparato e estrutura de uma das maiores organizações do mundo: a Fifa. Fatos relevantes sobre escolha de sedes e até mesmo combinação de resultados são uma das doses mais apimentadas desse livro que não deixa escapar nada e prende o leitor até a última página.

Chade mostra seu lado crítico, analisa os fatos e entrega ao público diversas respostas. Mesmo respondendo a vários questionamentos que tinha sobre a copa no Brasil, Chade é categórico e meticuloso sobre tudo que envolve a Fifa desde que ela foi comandada por João Havelange e passada para Joseph Blatter.

Para quem gosta de futebol e política juntos, a leitura é válida, mas até mesmo é válida para quem gosta de saber os bastidores, pois conta todos os fatos com suas verdades e com todas as suas mentiras.

Serviço
“Política, Propina E Futebol – Como O ‘Padrão Fifa’ Ameaça O Esporte Mais Popular Do Planeta”
Autor: Jamil Chade
Editora: Objetiva
Ano: 2015
Idioma: Português
Onde comprar: Saraiva Online (clique aqui)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.