Acusar sem apurar é o grande problema na hora de se formular uma reportagem

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

Todos os dias, encontramos diversos textos na internet pipocando sobre opiniões de um determinado assunto ou de uma determinada pessoa, principalmente se a pessoa em questão é famosa e dá muito o que falar. No bom sentido desse falatório, uma grande repercussão surgiu após a cantora Beyoncé lançar o álbum “Lemonade”.

A artista coloca em seu álbum diversos preconceitos que ainda existem no mundo atual, como a discriminação por negros e as recorrentes ondas de racismo nos Estados Unidos. Além disso, Beyoncé conta um pouco sobre sua vida com os pais e sua relação com o marido Jay-Z. No entanto, o trabalho não foi poupado de críticas.

Se por um lado o álbum foi questionado pela voracidade como Beyoncé coloca em pratos limpos sua opinião, por outro a falta de informação gera confusões tremendas capazes das pessoas a acusarem de plágio sem a devida investigação. O site Superpride, por exemplo, “acusa” Beyoncé de usar diversos samples (pequenos trechos de músicas já criadas) em suas músicas sem autorização. No entanto, o texto tem grandes incoerências, pois no final o autor do texto diz que a cantora comprou os direitos autorais de todos os samples, derrubando a tese de “cópia ilegal”.

Na mesma reportagem, um vídeo “desmascara” o que está por trás do atual CD da cantora, mostrando os diversos samples utilizados. No entanto, o vídeo não acusa a cantora de plágio ou uso indevido, ele apenas desconstrói algumas músicas e mostra as inspirações de Beyoncé para o álbum. Confira:

Para alguns desinformados, Beyoncé deixa claro no encarte do CD – para quem ainda é inteligente o bastante para comprar o produto físico – todas suas inspirações e de que sua produção pagou os devidos direitos aos artistas e as gravadoras que detém estes direitos. As inspirações são nas músicas “Hold Up”, “Don’t Hurt Yourself”, “6 Inch”, “Freedom” e “All Night”.

Na busca de encontrar algo ilícito em “Lemonade”, muitas pessoas passam vergonha na hora de acusar sem provas. Beyoncé é uma artista bem-sucedida que não se apoderou de nenhuma arte criada antes em benefício próprio sem deixar claro suas inspirações. “Lemonade” conta bem sua história sem tirar nem por.

É uma pena que ainda precisamos ver textos desses. Uma boa informação não faz mal a ninguém.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.