Enquanto somos governados ‘de fora’, cidade perde cada vez mais árvores e aumenta ‘efeito estufa’

(Foto: Amanda Bueno)

 

A CPFL, junto à Secretaria do Meio Ambiente de Ribeirão Preto (SP), realizou no último domingo (8) a arrancada de árvores de alguns canteiros centrais da Avenida Maria de Jesus Condeixa, na zona leste da cidade. Segundo a Companhia, o serviço estava autorizado pela Prefeitura e a justificativa é o campo magnético criado entre as árvores e as linhas de transmissão, que poderia danificar e prejudicar o abastecimento de energia.

As árvores foram plantadas há pelo menos sete anos no local e não cresceram o suficiente para atingir os fios. A plantação, autorizada pela Prefeitura na época, seria uma estratégica para que os canteiros das avenidas fossem bem cuidados e preservados pelos moradores.

A poda vai de encontro a uma reportagem produzida pela EPTV em setembro deste ano que alerta sobre a falta de árvores em locais de recarga do Aquífero Guarani, como por exemplo a Lagoa do Saibro, na zona leste. Na reportagem, uma especialista disse que a cidade precisa urgente de mais árvores e mais verdes, pois sem elas a evaporação da água é maior e as temperaturas ficam elevadas em períodos mais secos como o inverno.

A CPFL informou que doou 13.740 para plantios em locais adequados e carentes de arborização. Agora, falta a prefeitura ter vergonha na cara, plantar e cuidar das árvores da cidade. Enquanto somos governados “por fora”, a cidade continua perdida no tempo, sem uma administração eficaz e sem perspectiva de melhora. Incrível como Ribeirão Preto parou no tempo nos últimos anos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.