‘Imprensa marrom’ coloca caminhoneiros como vilões e país se torna ‘refém’ dos combustíveis

(Foto: Nilton Cardin/Estadão Conteúdo)

 

A greve nacional dos caminhoneiros tem causado diversas mobilizações da população e do governo e muitas paralisações em diversos setores. O mais afetado, o setor de combustíveis, se tornou o foco da grande imprensa para “alertar” sobre os transtornos que a greve está causando.

Entretanto, o que deveria ser uma cobertura imparcial se tornou um jogo de imprensa x greve. É nítido que a mídia está tratando os caminhoneiros como “vilões” e os grandes culpados pela “paralisação” do país. Em nenhum momento se viu um apoio ou um espaço para que o trabalhador pudesse expor suas vontades, apenas de como a greve está tumultuando o Brasil.

Coloco está imprensa como “marrom” – que cria sensacionalismos ou exagera na apuração dos fatos – pela circunstância de que a cobertura só mostra um lado. De como a população sofre com a paralisação e de como o governo está se estruturando para colocar o país “nos eixos”. É lamentável como só é mostrado a tragédia e os diretos dos trabalhadores são deixados de lado.

Ainda não aprendemos a fazer um jornalismo com dignidade e ética no Brasil. O lado mais “forte” ou mais “poderoso” sempre ganha força com a cobertura midiática. Enquanto isso, nas estradas, os caminhoneiros são tratados sem o mínimo de respeito e até o exército foi acionado para “controlar a situação”.

Por outro lado, a greve mostra como a população está revoltada com o governo pouco atuante e aristocrata. Não vemos mudanças, apenas mais perdas e prejuízos para a sociedade. Em tempos de “fake news” e revolta política, este é mais um capítulo para decepcionar o país. E não sabemos que rumo vamos tomar nos próximos dias. Mais uma vez lamentável.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.