8 passos simples para ter uma casa livre de estresse

(Foto: Divulgação)

 

Chegar em casa no final de mais um dia de trabalho tanto pode ser ótimo para recarregar energias para o dia seguinte, como pode deixá-lo ainda mais estressado, e por vezes o ambiente da casa pode contribuir para esse estado. Com estas dicas, fáceis de incorporar na rotina diária e sem necessidade de reformas, tornará a sua casa um local ideal para relaxar e deixar o estresse fora de casa!

Crie um canto de lazer

Um espaço reservado especialmente para o seu descanso e relaxamento é essencial, e pode ser qualquer coisa, como uma poltrona, uma rede ou o próprio quarto. O tamanho do cantinho não é importante: o que interessa é que ele tenha sido criado para você relaxar ou fazer algo que lhe dá prazer, como ler ou desenhar. E claro, neste cantinho não podem entrar problemas como as contas e todas as tarefas que tem para fazer!

Arrume a cama todos os dias

(Foto: Divulgação)

Arrumar a cama ao se levantar não é nem deve ser exatamente uma prioridade, mas tente deixá-la arrumada e pronta antes de sair de casa. Dessa forma, quando voltar, vai ter o quarto arrumado, com a cama feita a servir de convite a uma noite de descanso tranquila.

Mantenha tudo organizado, doando ou jogando coisas fora

Provavelmente já ouviu dizer que, ao guardar muitos objetos e roupa que não usa só impede a nova energia chegar. Até pode parecer estranho, mas tem o seu quê de verdade, já que um ambiente muito cheio tem tendência a estressar as pessoas. Tente guardar apenas os objetos que usa frequentemente e que lhe tragam boas recordações, e doe a uma instituição ou jogue no lixo as coisas que não tem mais utilidade. Assim, você mantém a casa organizada, sem objetos e papéis espalhados por todo o lado.

Deixe que a luz natural entre

(Foto: Divulgação)

Ter mais luz natural e ar circulando pela sua casa não só é bom para o ambiente como é ótimo para os moradores. Tente valorizar as suas janelas e deixá-las livres de móveis e cortinas pesadas para deixar o ambiente mais livre, fresco e vibrante com a energia trazida pelo sol. Outra dica, boa para quem precisa de despertador para acordar, é deixar a primeira luz do dia entrar pelas janelas e acordá-lo suavemente, regulando o seu relógio biológico e tornando o seu dia menos estressante.

Recorra a plantas e flores

Nunca é demais salientar a importância dos elementos naturais na decoração da casa e na promoção do relaxamento. Não só são ótimos para decorar, como também ficou provado por vários estudos que ter plantas em casa ajuda a melhorar o sono, diminui o estresse do dia-a-dia e diminui a pressão arterial, entre outras coisas. Existem muitos tipos diferentes de plantas, mais difíceis ou fáceis de cuidar, mas o melhor é começar com uma simples e ir aumentando conforme elas entram na sua rotina.

Use cores suaves

(Foto: Divulgação)

As cores podem ser suas grandes aliadas ao criar sensações no ambiente de casa. Da mesma forma que o podem ajudar a relaxar, também o podem deixar mais agitado e com estresse. Ao escolher cores suaves e tons pastel promove um ambiente aconchegante, para poder chegar em casa e recarregar as energias. Você pode colocar outras cores além dos pastéis, mas prefira o azul, verde, lilás, branco e bege para obter o efeito de relaxamento.

Reserve um espaço para as coisas do dia-a-dia

Quando chegamos a casa, costumamos deixar coisas como os sapatos, as chaves e o casaco espalhadas um pouco por toda a casa, e no dia seguinte é sempre a mesma correria à procura de tudo o que precisa para sair. Se é o seu caso, siga esta dica: arranje um canto, logo na entrada da casa, para colocar todas as suas coisas assim que entrar. Além de evitar a desorganização, saberá sempre onde encontrar o que precisa quando precisar sair outra vez!

Rodeie-se de boas memórias

(Foto: Divulgação)

Quando estiver decorando a sua casa e escolhendo todos os detalhes e objetos que vai usar na decoração, opte por aqueles que te trazem alegria e boas lembranças de lugares, viagens e pessoas. Transforme a sua casa em um “templo”das boas recordações e num local onde você queira passar o seu tempo. Ao fazer isso, você tornará a sua casa no seu espaço, familiar, reconfortante,acolhedor e muito relaxante. Deixe o exterior no exterior, e viva o seu lugar de uma maneira mais plena e feliz.

Esperamos que tenha tirado algumas ideias e se sinta inspirado a começar a tornar a sua casa um ambiente sem estresse. Se precisar da ajuda de profissionais ao longo do seu projeto, peça orçamentos no Habitissimo, para ter a certeza que tudo o que planejou saia com desejado!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.