Anitta: Estrelato causa conflitos e cantora não assimila críticas

(Foto: Reprodução/Twitter)

 

Não podemos negar que a cantora Anitta é um grande fenômeno brasileiro. Desacreditada por muitos no início de sua carreira, hoje a cantora é jurada no The Voice do México, tenho singles em espanhol e tem uma legião de fãs que atravessa os limites do Brasil. Entretanto, a cantora não tem o mesmo sucesso quanto ao convívio social e críticas que recebe.

É notório que, quando lemos notícias sobre a cantora, nos deparamos com as famosas “tretas”. Anitta coleciona inúmeras rixas com artistas que fizeram colaborações com ela, e de outros que criticaram alguma de suas falas. Temos casos de tretas como Maluma, Iggy Azaela, Pablo Vittar e até Ivete Sangalo.

Para “apimentar” mais estas rixas, o jornalista Léo Dias está produzindo uma biografia não autorizada de Anitta, e dentre os capítulos, Léo comentará sobre as brigas entre os artistas e a cantora e quais foram os motivos para tais rixas. A assessoria de Anitta informou, como o próprio Léo Dias divulgou, que o livro não pode ser publicado e que a cantora irá até as esferas judiciais para impedir sua publicação.

A mais recente polêmica foi por sua não posição sobre a política do Brasil. Anitta teria seguido um perfil em um de suas redes sociais de uma apoiadora de Jair Bolsonaro, candidato a presidência e que é contra a classe LGBT. A maioria dos fãs de Anitta pertencem a essa classe ou são apoiadores da causa.

Em seu Twitter, Anitta tentou se posicionar sobre o assunto, mesmo não dizendo qual será seu candidato nessas eleições. O assunto não foi tão bem digerido por sua “fã base”, que pediu um posicionamento da cantora. A resposta foi esta:

https://platform.twitter.com/widgets.js

Algumas horas depois, Anitta publicou este vídeo, tentando esclareceu seu posicionamento:

https://platform.twitter.com/widgets.js

Sobre as tretas: Anitta possui uma personalidade forte e espera que boa partes dos artistas, principalmente brasileiros, estejam ao lado dela. Por outro lado, Anitta não gosta de ser contrariada. É perceptível que, quando um projeto sai do seu controle ou algo não fica “100% Anitta”, é motivo para discórdia. Isto é visto na polêmica com Simone e Simaria, já que cada artista atribui a si o sucesso da música “Loka”.

Na polêmica com Iggy, também foi nítido o pequeno “desespero” pelo estrelato internacional. Os fãs queriam um maior destaque para Anitta, mas não podemos esquecer que a cantora brasileira fazia uma colaboração em “Switch” e não era dona da música. Irritada, Iggy cancelou o single e o clipe, criando um mal estar com os fãs de “Anira”. Mais uma treta para a conta.

Outras tretas não ficaram tão esclarecidas como a polêmica com Pabllo Vittar, que a drag queen teria exigido um cachê para participar da festa “Combatchy”, mesmo o jornalista Léo Dias ter desmentido tal fato. Outra polêmica é com Ivete Sangalo, mas essa está guardada a sete chaves. Por fim, Anitta e Preta Gil trocaram “gentilezas” nas redes sociais, tudo causado por publicações e comentários de fãs de ambas as partes.

Sobre o posicionamento político: Anitta é uma cantora para o entretenimento, diferentemente do posicionamento político que tiveram personalidades como Rita Lee, Caetano Veloso e Gilberto Gil, por exemplo. Anitta não faz seu trabalho para defender uma ideologia ou as políticas brasileiras. Sua música atinge o público que busca se divertir e “rebolar até o chão”. Não é a toa que ela está sensual em boa parte de seus videoclipes.

Não podemos exigir de uma pessoa que ela se posicione sobre tal fato, mesmo que a classe ela LGBT pode representar “uma parte de Anitta”. No mesmo direito que você tem de se posicionar e ir a luta, Anitta tem o direito de ficar calada e deixar as coisas acontecerem. Aliás, é bem melhor ficar calada do que sair falando besteiras em qualquer lugar.

Falta um cuidado maior com a imagem da Anitta fora dos palcos. Como figura pública, tudo o que ela fala vira notícia, seja boa ou ruim. Por mais que tenhamos esta liberdade de dizer o que queremos em nossas redes sociais, é bom saber dosar na hora certa. E Anitta não tem muito filtro. E é como dizem: o sucesso vem rápido, mas é muito mais rápido quando vai embora. É bom ter cuidado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.