Paula é o grande exemplo (e desculpa) de que o preconceito começa pela ignorância

(Foto: Reprodução)

O tema Paula do BBB já rendeu diversas conversas (e discussões) sobre a temática do preconceito racial e intolerância religiosa, entre outros assuntos. Boa parte dos defensores da sister alegam que Paula cometeu tais “deslizes” por sua “ignorância” e por nunca ter passado ou vivenciado tais situações. É neste ponto que eu quero dialogar.

Primeiramente, Paula não é uma mulher qualquer. Ela está com 28 anos e já teve tempo suficiente para criar sua personalidade que, aparentemente, estamos vendo no reality. Muitos dizem que ali as pessoas “mudam”, até criam uma personagem, mas não adianta vender uma imagem tão negativa e ignorante assim. Fica complicado defender uma pessoa que erra tanto na hora de falar.

Segundo, Paula é formada em Direito. Até onde eu conheço a profissão, os estudantes passam os anos do curso estudando leis, aprendendo sobre a sociedade e passando por situações onde eles precisarão defender seus clientes. Por mais que ela ainda não atue como advogada, ela tem ao menos um conhecimento sobre ética, política, leis, direitos e deveres de uma sociedade. Será que ela nunca aprendeu sobre racismo e religiosidade?

Terceiro, Paula tem uma estrutura familiar melhor do que muitos que entraram ali. É difícil de acreditar (mas não impossível) que ela nunca teve alguma conversa dentro de casa sobre preconceito. Em uma sociedade com bastante informação e de fácil acesso há pelo menos 10 anos, é difícil de acreditar que falas como as dela são justificadas por uma simples “ignorância”.

Quarto, por mais que ela possa não conhecer nada fora do “mundo dela”, acho que ela não é ignorante a ponto de não medir suas palavras quando falou do “cabelo ruim” e “humor negro”. Parece que o reality a colocou como uma adolescente de 15 anos que ainda está descobrindo os prazeres da vida, mas que ao menos tempo não quer envelhecer.

O reality show todo foi um erro atrás do outro. Não venho aqui tripudiar ou massacrar a sister, mas a situação é tão clara que é difícil encontrar argumentos para defendê-la. Eu espero muito que ela possa resolver isso aqui fora e mostrar uma outra Paula, mais sensata e inteligente, porque dentro da casa ela se mostra outra pessoa. E sinto dizer, mas estamos vendo um grande retrato do que virou o Brasil. Os valores mudaram e não sabemos se foi para melhor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.