A era da internet também se tornou a era dos spoilers

(Foto: Reprodução)

Não é de hoje que falamos sobre spoiler, desde os primórdios do Orkut, quando alguém soltava uma informação de um livro, por exemplo, até os tempos atuais, onde temos redes como Facebook, Twitter e Instagram, grandes vilões para que os spoilers se proliferem.

A palavra Spoiler tem origem no verbo em inglês To spoil, que significa estragar. É literalmente você estragar o suspense, a ansiedade de uma pessoa com algo novo e contar um fato tão importante de um filme, série ou livro.

Pode ser até repetitivo vir falar de spoiler na internet, mas eu pensei neste texto pela enxurrada de pessoas reclamando dos spoilers de “Vingadores: Ultimato”. O filme encerra uma parte de uma série de filmes de heróis da Marvel, que mostra uma sequência de fatos envolvendo heróis como Thor, Homem de Ferro, Capitão América e o próprio Vingadores, que reúne boa parte dos heróis criados nos quadrinhos por Stan Lee (boa parte porque nem todos aparecem, segundo minhas pesquisas).

Particularmente, nunca liguei muito para spoilers. Acho que o momento que fiquei mais ansioso foi quando saiu o último filme do Harry Potter, e que evitei ao máximo ler informações ou postagens de quem falava sobre o filme. E olha que faz tempo isso. Nem mesmo com séries que acompanho (e que preciso voltar a acompanhar) eu ligo muito para isso.

Mas há quem se desespere e até chega a brigar com amigos quando recebe algum spoiler. Acho desnecessário tal briga, mas entendo o ponto de vista. Por isso, acho que espalhar spoilers deveria ser proibido no que chamo de “ética da internet.” Não adianta dizer que “se não quer ver spoiler, saia da internet”. Acho que não é bem por ai.

Por isso, cuidado com as informações que você espalha sobre os filmes, como por exemplo Vingadores. Você pode se tornar uma “persona non grata” por muitos. Já basta o desespero dos fãs por este filme. Não vamos criar uma guerra na internet. Obrigado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.