Como o pop está ganhando uma sonoridade mais “relax” com o estilo “whisper pop”

Foto: Divulgação/Universal

Realizando algumas pesquisas para o Blog, me deparei com uma notícia do G1 falando sobre Billie Eilish, Madonna, Selena Gomez e João Gilberto em uma mesma reportagem. Mas, o que esses artistas têm em comum?

Recentemente, Madonna lançou o single “Medellín” e no início da música a cantora utiliza uma voz baixa e sussurrada para fazer uma contagem. Para alguns isso pode parecer normal, mas outras pessoas analisam que tal artifício pode ser relaxante. Mas de que maneira isso pode ser relaxante?

A Madame X está entrando para um estilo intitulado “whisper pop”, onde o artista utiliza uma voz baixa e sussurrada por diversas vezes. João Gilberto utilizava deste método em sua carreira, principalmente no CD “Voz e Violão”, de 2000.

Selena Gomez é uma veterana neste estilo. Desde 2008, início de sua carreira, a cantora sempre usou um tom mais suave em suas músicas, o que foi intensificado com Billie Eilish em seu álbum de 2019. A cantora de 17 anos inicia seu álbum com 20 segundos de alguém retirando um aparelho dentário. Ao longo das músicas, Eilish canta sussurrado, como se estivesse fazendo um ASMR.

O ASMR significa Autonomous Sensory Meridian Response (Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano, na tradução para o português). A ideia principal da técnica é utilizar sons e ruídos do dia a dia, sempre em tom mais delicado, para que estimule um relaxamento no couro cabeludo e em diversas partes do corpo. Este que vos fala utiliza desta técnica e pode garantir que o relaxamento acontece, mas, infelizmente, não são todas as pessoas que sentem esta sensação ou ficam relaxadas, o que pode parecer estranho ao se deparar com um vídeo de ASMR.

Existem algumas pesquisas no ramo da medicina sobre a utilização do ASMR para relaxamento, mas nenhuma comprovou tal eficaz. Alguns especialistas consideram a técnica produtiva, mas outros consideram que tais sons e ruídos possam incomodar ao invés de relaxar o paciente.

Em meu canal no Youtube, explico mais sobre esta técnica. E você, já ouviu o ASMR? O que achou? Deixe seu comentário e até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.